Campos do Jordão - ComturA cidade de Campos do Jordão fica no alto da Serra da Mantiqueira. Isso explica o reconhecido bom clima da cidade

Famosa por sua temporada de Inverno, Campos do Jordão quer mudar seu jeito de oferecer turismo. Associações que lidam com a atividade no município trabalham agora com dois desafios: reduzir a sazonalidade e divulgar atrações pouco conhecidas. Formado, sobretudo, por empresas privadas interessadas em fomentar a cadeia turística, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) encabeça esse movimento.

Entre as ações em desenvolvimento, Alexandre Gonçalves, presidente da entidade, cita algumas propriedades particulares abertas à visitação. Segundo ele, esses imóveis contam boa parte da história de Campos do Jordão. Além disso, muitas delas têm grandes áreas verdes que viraram mini-parques.

"Temos muitos diferenciais, como passeios, eventos culturais e museus, entre outras opções. Tudo isso aliado à nossa natureza", pontua Gonçalves. "Além disso, nossa infraestrutura de hospedagem, compras e gastronomia para todos os bolsos também contribui para o crescimento do turismo na cidade", enfatiza.

Os esforços para fazer essas atrações mais conhecidas visam quebrar a monotonia e ampliar o leque de opções do turista. Segundo o presidente do Comtur, o que acontece em Campos do Jordão atualmente é uma centralização do fluxo de visitantes em cima de poucos pontos turísticos.    

A outra tarefa do Comtur diz respeito à sazonalidade. O órgão quer ainda aumentar o período de popularidade da cidade entre os destinos brasileiros. A ideia é aumentar as atrações conhecidas e distribuir atividades ao longo do ano todo, desviando um pouco o foco apenas no inverno. Esse objetivo, na avaliação de Gonçalves, parece mais simples de ser alcançado.

"Já tivemos problemas com sazonalidade. Nos últimos anos, entretanto, têm diminuído", comenta o dirigente. "A presença dos turistas está melhor distribuída ao longo dos meses e temos atrativos para o ano todo", acrescenta. 

Comtur lembra últimos meses 

Os períodos de final de ano e Carnaval servem de análise para o fator sazonalidade. De acordo com o Comtur, em ambas as épocas, os hotéis tiveram boa ocupação e o município permaneceu movimentado. Mesmo sem citar números, Gonçalves comenta que o fluxo de turistas foi visto como surpreendentemente positivo e compatível com o visto em outros anos.

"Não temos um Carnaval de muita festa, mas de pequenos atrativos para um público que está interessado em fugir do agito", afirma. “Esse mote foi o suficiente para fazer de Campos do Jordão um point, inclusive para viajantes vindos do Rio de Janeiro”, finaliza.

* Foto de capa: divulgação/Horus Comunicação/Tadeu Sales